Afinal, quem são os Inumanos?




Com previsão de estreia no mês de setembro, a série de TV Inumanos teve a divulgação de seu primeiro trailer completo , apresentando a intriga entre os irmãos Maximus e Raio Negro e a fuga da Família Real para o Havaí.
E para entrar no espirito dessa nova série da Marvel em parceria com a ABC, trazemos um guia especial com informações sobre este inusitado grupo da Casa das Ideias!

Origem e Conceito

Oficialmente, os Inumanos surgiram nas páginas do número 45 da revista Fantastic Four (Quarteto Fantástico) no ano 1965. Entretanto, personagens como Medusa e Gorgon apareceram em edições anteriores e foram integrados ao grupo. Participando como coadjuvantes do Universo Marvel por quase uma década, ganharam título próprio em 1975 que durou apenas 12 números. Ao longo dos anos, também protagonizaram uma Graphic Novel, minisséries e outros títulos mensais.
Na cronologia Marvel, os Inumanos são um povo criado através de manipulação genética dos Krees em indivíduos da espécie Homo Sapiens. Unindo o código genético das cobaias com o do povo dos Eternos (semideuses criados pelos Celestiais), os alienígenas criaram uma raça mutante com habilidades sobre-humanas  de força, resistência e longevidade, podendo ser utilizados como pretensos soldados na guerra contra os Skrulls. Abandonados pelos seus criadores, por conta do temor de uma futura supremacia deste povo aos Krees, os Inumanos criaram a sua própria sociedade que passou por uma mudança brutal para se tornar o que é hoje.
Isolados na Terra, a civilização inumana realizou a descoberta de um mineral que mudaria toda a sua evolução genética: os Cristais Terrígenos. Ao inalar as névoas produzidas pelos cristais, cada indivíduo tem acesso a uma gama de dons extraordinários, tornando-se amplamente distinto de seus companheiros de espécie. No entanto, o alto índice de deformidades e aberrações não funcionais, fizeram com que os Inumanos decidissem por seguir o caminho da eugenia. Com isso, a sociedade passou a ter um severo controle de natalidade, com regras rígidas sobre casamentos e descendência. Para suprir a falta de mão-de-obra, o próprio Conselho Genético criou uma raça de escravos, chamada Alfa-Primitivos. Com aparência humanoide, este povo não tem sexo definido, pouca inteligência e não apresenta capacidade de reprodução.
Os Inumanos moram na cidade milenar de Attilan, construída como um refúgio para abrigar o seu povo e isola-lo da humanidade. Inicialmente estabelecida em uma ilha no Oceano Atlântico, a cidade inumana já foi transferida para o Himalaia e também para o lado azul da Lua. Depois, o lar inumano foi levado até o Império Kree – onde Raio Negro reivindicou o trono do império – e retornou ao Sistema Solar, sendo destruída posteriormente nos céus de Nova York.

Família Real (Personagens da série)

Raio Negro


Nome: Blackagar Boltagon
Primeira Aparição: Fantastic Four #45
Irmão de Maximus e filho dos geneticistas Agon e Rynda, Blackagar foi exposto as névoas terrígenas ainda como um embrião, o que lhe deu um poderoso e torturante dom: ao absorver os elétrons do ambiente, Raio Negro pode canaliza-los pela sua voz para provocar uma energia sonora de altíssimo dom destrutivo. Por conta disso, o jovem herdeiro foi colocado em isolamento para aprender a lidar com seus poderes e apenas chegou a liberdade aos 19 anos, quando passou a viver em sociedade.
Dias depois de sua liberdade, Raio Negro presenciou uma reunião entre seu irmão e um grupo de emissários Krees, que enquanto escapavam foram interceptados pela potente voz do herói. Entretanto, o fato acabou ocasionando a queda da nave alienígena no parlamento, matando os seus pais. Além disso, o seu grito provocou o enlouquecimento do irmão, que teve os seus poderes mentais suprimidos na ocasião.
Com um mínimo suspiro, Raio Negro pode destruir um quarteirão e dizimar as pessoas ao seu redor. Além da voz, Boltagon também canaliza energia para voar e resistir a ambientes inóspitos, como o vácuo do espaço. Por conta de um “garfo vibracional” em sua testa, o atual rei dos Inumanos também canaliza os elétrons para atirar potentes raios de energia de sua testa.

Medusa


Nome: Medusalith Amaquelin Boltagon
Primeira Aparição: Fantastic Four #36
Inicialmente uma inimiga do Quarteto Fantástico, integrando o famigerado Quarteto Terrível, Medusa é a esposa e “voz” de Raio Negro para a população inumana. Surgiu anteriormente ao seu grupo nos quadrinhos, aparecendo como uma esquecida vilã . Mais tarde, como aliada dos heróis da terra, chegou a integrar o Quarteto Fantástico.
Medusa tem total controle sobre o seu cabelo, podendo usá-lo para levantar pesos sobre-humanos, deixá-lo afiado e veloz como um chicote ou até produzir velozes ventos com o balançar do couro cabeludo. Também comanda o crescimento e comprimento do cabelo e, mesmo que suas mechas sejam cortadas, ela ainda pode controlar as madeixas que foram separadas de seu corpo.

Maximus, o Louco (ou Maximus, o Magnifico)


Nome: Maximus
Primeira Aparição: Fantastic Four #47
Irmão mais novo de Raio Negro, Maximus é considerado uma das mentes mais inteligentes de Attilan. Apesar de ter sido exposto as névoas terrígenas desde jovem, seus poderes demoraram para se manifestar e quando surgiram, foram omitidos pelo próprio príncipe. Através de habilidades mentais, o inumano pode controlar indivíduos próximas a ele, fazendo-os obedecer qualquer ordem sua. Entretanto, além do alcance ilimitado, só uma pessoa por vez é afetada por esse dom.
Além dos poderes mentais, Maximus também passou a apresentar alguns sintomas de isolamento da comunidade, o que se agravou com a liberdade de seu irmão após os anos de confinamento. Porém, tudo mudou quando Raio Negro descobriu os planos obscuros com os Krees e interceptou a nave alienígena. O grito de Blackagar enlouqueceu Maximus e o fez ter seus poderes mentais reprimidos. Mesmo assim, o vilão seguiu criando diversas artimanhas para ter o controle sobre Attilan e o povo inumano.
Com o passar dos anos, teve novamente o controle de seus poderes, mas não perdeu a sua insanidade. Já governou o reino inumano por algumas ocasiões, até admitir subserviência a Raio Negro e sendo reintegrado a Família Real. Maximus também tem incríveis habilidades cientificas, sendo um grande cientista e geneticista.

Karnak


Nome: desconhecido
Primeira Aparição: Fantastic Four #45
Irmão de Triton, Karnak é um dos poucos inumanos que não passou pelo experimento das névoas terrígenas. Por conta disso, levou as suas capacidades físicas e mentais ao extremo com um árduo treinamento em artes marciais e técnicas de meditação. Hoje, o estrategista  da Família Real conseguiu a incrível capacidade de aumentar a sua força, resistência e agilidade, além do dom de enxergar o ponto fraco de qualquer oponente que enfrente.
Por anos, foi a voz da razão da Família Real, pois analisa as fraquezas e qualidades da raça inumana.

Cristalys


Nome: Crystallia Amaquelin Maximoff
Primeira Aparição: Fantastic Four #45
Irmã de Medusa, Cristalys é uma das mais poderosas inumanas. Com o seu dom de controle dos elementos, a jovem pode manipular água, terra, fogo, ar e eletricidade a nível atômico, tanto individualmente quanto de forma combinada. Dessa maneira, a jovem pode isolar elementos poluentes de uma determinada região, viver em ambientes de frio e calor extremos e até manipular a polaridade magnética de alguns objetos.
Dentre os Inumanos, Cristalys é a que agrega maior participação entre grupos e eventos heroicos. Além da participação no Quarteto Fantástico, no qual teve um romance com o Tocha Humana, ela também integrou os Vingadores e casou com o mutante Mércurio. Juntos tiveram uma filha, Luna, que não passou pelo experimento nas névoas. Entretanto, a descoberta que a jovem também não herdara o gene X mutante de seu pai fez com que o casamento dos dois se tornasse insustentável, encerrando a união entre os dois.

Gorgon


Nome: Gorgon Petragon
Primeira Aparição: Fantastic Four #44
Guarda-costas pessoal de Raio Negro e treinador dos jovens que adentram a elite inumana, Gorgon é primo do rei inumano e um dos mais fortes de seu povo. Por conta de seu dom, Petragon adquiriu cascos no lugar dos pés e pode provocar ondas sísmicas com o simples bater de seus membros inferiores no chão.
Anos mais tarde, no advento da Guerra Silenciosa contra a Shield, Gorgon acaba exalando novamente as névoas e se transformando em um ser mais bestial. Dentre os membros da Família Real, é o que apresenta personalidade mais tempestuosa e teimosa, além de uma servidão quase cega aos princípios básicos da lei inumana. Em muitos casos, efetua discussões ideológicas e morais com seu primo Karnak, questionando a maneira de como o seu companheiro interpreta as falhas aparentes na sociedade em que vivem.

Triton


Nome: Desconhecido
Primeira Aparição: Fantastic Four #45
Irmão mais velho de Karnak, Triton teve uma traumática transformação em contato com as névoas terrígenas: após a exposição, o jovem tornou-se um ser marinho com escamas e barbatanas, impossibilitado de respirar naturalmente fora do ambiente aquático.
Por conta de sua condição, Triton é um dos membros da Família Real que vive mais distante do seu povo, criando maior vínculo com povos submarinos do que com o seu próprio. Por conta da sua resistência a pressão marinha, o primo de Raio Negro tem força e agilidade sobre-humanas tanto dentro quanto fora das águas. Entretanto, ao ficar fora do seu ambiente natural, o comandante da Família Real precisa de respiradores artificias e um contato constante com seu habitat.

Auran

Nome: Auran
Primeira Aparição: Inhuman #7
Personagem creditada para participar na série de tv, Auran é uma dais recentes da franquia e com participação curta na trama dos Inumanos. Membro da Força de Segurança de Attilan, presenciou a morte de muitos companheiros durante a queda da cidade. Mais tarde, ao lado de um humano que adquiriu poderes através das névoas terrígenas, foi convocada por Medusa para buscar Raio Negro e acabou se tornando vítima de um atentado criado por Maximus. Foi ressuscitada posteriormente, mas adquiriu um trauma em relação a sua própria existência.
Auran apresenta uma habilidade bastante peculiar. Por conta de suas grandes orelhas, pode rastrear qualquer palavra na terra e saber exatamente o local onde ela foi dita.

Dentinho


Nome: Desconhecido
Primeira Aparição: Fantastic Four #45
Mascote oficial dos Inumanos, Dentinho é um cachorro gigante com a capacidade de teletransportar a si mesmo ou a um grupo de pessoas por grandes distâncias (como da Lua para a Terra, por exemplo). Apesar de ser um animal de estimação da Família Real, muitas vezes apresenta um inteligência acima de um simples cão, ajudando ou direcionando os membros da elite inumana.
Sua origem é um mistério. Já se teorizou que Dentinho foi um inumano que se transformou em cachorro por conta das névoas ou um simples animal que evoluiu depois da exposição aos gases. Acompanhando Crystalis, já viveu entre os Vingadores e o Quarteto Fantástico.
Inumanos tem ótimos personagens, mas não to levando fé nessa série.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem