Avatar 2, James Cameron trabalha para que filme seja visto sem óculos 3D



Avatar é um dos filmes com a maior bilheteria de todos os tempos, muito desta conquista deu-se pelo belo trabalho na criação e implementação de tecnologias que até então nunca tinham sido usadas ou mesmo exploradas, fazendo assim, o grande publico ovacionar Avatar de uma maneira incondicional. Não é a toa que o diretor James Cameron, sabendo de tudo isso promete inovar mais uma vez, e trazer mais dessas coisas que tanto gostamos para Avatar 2.

Uma das grandes preocupações de Cameron para este próximo filme é a sua exibição em 3d, ele quer deixar mais “fácil” e de alguma maneira mais acessível para exibição, ele afirma estar trabalhando bastante nisso. Em entrevista ao site IndieWire, Cameron disse:

”Eu estou aqui para impulsionar! Não quero apenas melhores ferramentas, melhor fluxo de trabalho, alta taxa de contraste(HDR), ou mesmo uma alta taxa de quadro(HFR)… Eu ainda estou muito otimista sobre o 3D, porém precisamos de projeções mais brilhantes, e finalmente, acho que sim, isso pode acontecer" Continuou Cameron "...sem óculos. Nos vamos chegar lá."

Mesmo sendo uma tecnologia recente, filmes com uma alta taxa de quadros (HFR) são bem comuns, como é o caso da trilogia O Hobbit que foi todo rodado a 48fps. Já, a tecnologia HDR é mais voltada para modernos televisores caseiros, o que é bem diferente das grandes telas de cinema, a ideia é mostrar os brancos mais brilhantes, e os pretos no seu tom mais escuro. As tecnologias, pode ser muito bem utilizado nas telas dos cinemas. O problema é que tais inovações parecem comuns para Cameron, que a sua ideia é mesmo fazer um filme 3D sem a necessidade de um óculos.

O 3D sem óculos já existe, mas para ser levado aos cinemas é uma outra realidade. O principal problema é que para que essa imagem 3D seja feita sem a necessidade de óculos especiais o espectador tem que olhar para um local específico da tela, como é o caso do Nintendo 3Ds. A dificuldade mesmo é levar isso pra uma sala cheia de espectadores, que estão locais, ângulos e distâncias diferentes.

Testes de projeções em 3D sem a utilização de óculos já foram realizados, porém, eles foram feitos com imagens pequenas, os técnicos afirmam que levar essa inovação para as grandes salas é realmente questão de tempo, porém seu alto custo deverá ser o grande empecilho.

Bem, se este realmente tiver sido o motivo do filme ter sido adiado muitas vezes me parece ser plausível, procurar tecnologias e implementa-las realmente é algo bastante diferente e satisfatório neste ramo, não é a toa que o primeiro filme foi um enorme sucesso, o problema é que Cameron prometeu quatro longas até 2023, se continuar neste ritmo teremos que ter um pouco mais de paciência essas continuações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem